PROJETO UNIÃO FAZ A VIDA CMEI SANTA RITA VISITA LAVANDÁRIO

 Professores e alunos do CMEI – Centro Municipal de Educação Infantil Santa Rita de Cássia participaram de uma experiência pedagógica através do Programa União faz a vida – SICREDI/SMEC.

A expedição investigativa aconteceu dia 25 de maio, onde vinte alunos da turma do infantil V do Cmei Santa Rita de Cassia, acompanhados pela professora regente Daniele de Jesus, a coordenadora pedagógica, funcionários do CMEI e coordenadores de projetos da Secretaria Municipal de Educação, a titular da pasta, a Secretária Municipal de Educação e Cultura de Carambeí Kátia Harms realizaram uma visita ao Vilarejo Holandês Ret Dorp, já conhecido como o lavandário de Carambeí, que produz espécies de lavandas (flores) .

O local escolhido da visitação teve como objetivo servir de território (especialmente escolhido) de uma expedição investigatória para os alunos. A participação da turma no projeto, escolha do território e tema aconteceram através de encontros com a coordenadores do projeto “União Faz a Vida” e a coordenadora de projetos da secretaria de Educação Andreia Podolan, onde os professores das turmas participantes receberam orientações e material de apoio acerca de como desenvolver o projeto com os pequenos observadores. Os alunos partiram para o território designado sem serem informados do que iriam encontrar no espaço, porém através da mediação da professora e conteúdos trabalhados anteriormente em sala de aula enfatizando a preservação do meio ambiente, onde foram questionados a respeito do que “esperavam” encontrar no local.


A turma de alunos foi recebida por um dos proprietários do local “Vilarejo’’ Lucas Los, que apresentou uma das principais atrações do espaço, um imenso jardim de lavandas, de abelhas trabalhando nas flores, das vacas do outro lado da cerca e a produção de queijos, além do poço dos desejos, que foi também o que mais encantou os alunos.


Segundo a professora Daniele de Jesus “todos os elementos observados no Vilarejo abriram um leque de possibilidades para o bom desenvolvimento do projeto e definição do tema: “sustentabilizando” que foi escolhido para trabalhar os três pilares da sustentabilidade, e a serem enquadrados a atual Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, disse Daniele. A professora acrescentou ainda que “para todos os participantes da visitação no vilarejo holandês Ret Dorp, foi muito gratificante a experiência com os alunos do CMEI Santa Rita de Cassia que foi pioneiro na visitação do novo empreendimento de Carambeí, o lavandário.

Texto: Ana Paula Inacio




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SETEMBRO AMARELO

AGOSTO LILÁS 2025