Escola Rural de Santa Cruz é destaque com projeto sobre o Bullying

Escola Rural de Santa Cruz é destaque com projeto sobre o Bullying
O tema ‘bullying’ foi trabalhado com inúmeras atividades no 5º ano da Escola Rural Santa Cruz possibilitando reflexão e estudo sobre a temática.
O 5º ano da Escola Rural Santa Cruz em Carambeí, através da coordenação da professora Joseli Rodrigues de Paula, abordou a temática ‘bullying’ em sala de aula. O objetivo foi trazer as vivências dos alunos, com metodologias diversificadas e contribuição das aulas do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD).
“De início a turma foi desafiada a pesquisar o tema na esfera familiar, trazendo conceitos e vivência do assunto. Sequencialmente fizemos a dinâmica do ‘círculo restaurativo’, momento em que se trabalhou a escuta ativa de episódios de bullying sofridos ou praticados pelos educandos”, conta Joseli.
Através das aulas do PROERD ministradas pela policial Luana, em que foram explicados os tipos de bullying e as consequências da prática para a vida adulta – como crimes e suicídio – pode-se ampliar o conhecimento sobre o tema. Pesquisas, estudos de caso, interpretações e produções de texto e artísticas complementaram a atividade.

“O objetivo da proposta era fazer com que cada um reconhecesse e refletisse sobre as práticas de bullying na vivência diária. E, frente a todo o processo de abordagem do assunto, foi possível perceber os alunos redimensionando suas atitudes e cobrando a todos a desenvolver a empatia”, elenca a professora.
Joseli vai além sobre a importância do tema. “Dentro todos os aspectos de transformação das atitudes, destacou-se o caso de um aluno que sofreu muito bullying social pelos colegas de escola e tinha dificuldade de socialização, sendo que hoje não tem mais: brinca e se diverte unido com todos e, ainda, conseguiu relatar seu sofrimento anterior”, destaca a docente.
“O trabalho foi extremamente significativo, visto a real internalização do assunto e mudanças provocadas no ambiente de convívio. As condições de tratamento e respeito melhoraram muito. A idealização de uma vida voltada para o próximo e prática de empatia faz parte dos ideais da turma”, complementa Joseli.
Para encerrar, a professora elenca que um ponto chamou sua atenção: no círculo restaurativo um dos alunos apontou que todos praticavam bullying – incluindo a docente – através da comparação e rotulação dos mais fracos. “Foi uma janela para reflexão-ação do meu trabalho. Hoje, redobrou a atenção com o tratamento aos meus alunos e procuro ajudar e cobrar sem distinção ou mágoa”, conclui a professora.
Texto da professora Joseli Rodrigues de Paula.
O trabalho com a temática, tão relevante, considerando as especificidades das vivências
Atualmente, deu-se através de metodologias diversas. De início a turma foi desafiada a pesquisar o tema na esfera familiar, trazendo conceitos e vivências do assunto.
Sequencialmente fizemos a dinâmica do “círculo restaurativo”, momento em que trabalhou-se a escuta ativa de episódios de bullying sofridos ou praticados pelos educandos.
Aproveitou-se também as aulas do PROERD, em que a policial Luana explicou os tipos de bullying e as consequências dessa prática na vida adulta, como a prática de crimes ou suicídio.
Em meio a todo o projeto realizamos atividades de pesquisas e estudos de caso, interpretações de texto, produções textuais e artísticas sobre o tema.
· O objetivo da proposta era fazer com que cada um reconhecesse e refletisse sobre as práticas de bullying na vivência diária, e frente a todo o processo de abordagem do assunto foi possível perceber os alunos redimensionando suas atitudes e cobrando a todos a desenvolver a empatia.
Dentre todos os aspectos de transformação das atitudes, destacou-se o caso de um aluno que sofreu muito bullying social, pelos colegas de escola e tinha dificuldade de socialização, sendo que hoje não tem mais, brinca e se diverte unido com todos e ainda conseguiu relatar seu sofrimento anterior.
O trabalho foi extremamente significativo, visto a real internalização do assunto e mudanças provocadas no ambiente de convívio. As condições de tratamento e respeito melhoraram muito. A idealização de uma vida voltada para o próximo e prática de empatia faz parte dos ideais da turma.
· E um ponto que me chamou muito atenção, me chocou na verdade, foi no círculo restaurativo, em que um dos alunos disse que todos praticavam bullying, inclusive eu, a professora, quando comparava os alunos e rotulação os mais fracos... Foi uma janela para reflexão-acao do meu trabalho, hoje redobrou a atenção com o tratamento aos meus alunos e procuro ajudar e cobrar sem distinção ou magoa.

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