Vigilância Sanitária continua com ações preventivas



20/01/16
Vigilância Sanitária continua com ações preventivas
O verão é a estação do ano que mais concentra casos de dengue em todo o país. No Paraná as temperaturas mais quentes favorecem a eclosão dos ovos do mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue e a febre chikungunya. Os ovos geralmente são depositados em água parada e podem sobreviver por mais de um ano à espera de um clima propício para se desenvolver.  Mesmo a cidade de Carambeí não sendo considerada como município “infestado”, a Vigilância Sanitária do município está desenvolvendo atividades com a comunidade para prevenir e combater focos do mosquito. Segundo Adriane Fernandes da Vigilância Sanitária do município, durante esta semana continuam os trabalhos de orientação e conscientização da comunidade com a distribuição de folders e  cartazes. Seguem também as ações em parceria como a do grupo de jovens da Missão Calebe, que está trabalhando durante as férias escolares.

Apelo para a comunidade
Seja você também um agente contra a Dengue. Tenha atitudes conscientes e ajude a cidade a ficar livre da doença. Mantenha seu quintal limpo e seco, limpe calhas, tire a água acumulada em pratinhos de plantas, e fique atento a qualquer recipiente que possa acumular água, por menor que seja. A Dengue pode matar e o mosquito Aedes Aegypti ainda transmite outras graves doenças como a Chikungunya e o Zika Vírus. Ajude também a fiscalizar e orientar sua vizinhança. Em caso de denúncia, entre em contato com a Vigilância em Saúde/ Vigilância Sanitária – Secretaria Municipal de Saúde de Carambeí. Dúvidas: (42) 3231 1577 ou e-mail visa@carambei.pr.gov.br com Adriana.
Cuidados no verão e nas férias- Algumas medidas devem ser tomadas para que o período de festas não se torne uma dor de cabeça, sobretudo em relação à dengue. Cuidados simples podem garantir um retorno tranquilo, com a casa livre da doença.
De acordo com Adriane da Vigilância de Carambeí, o ideal é que, antes de viajar, os moradores façam uma vistoria em casa e no quintal para eliminar qualquer tipo de potencial criadouro do mosquito. “São apenas 15 minutos que fazem toda a diferença no combate à dengue. Mantendo a casa sem água parada, você contribui para a proteção de sua família e dos vizinhos”, disse ela. Entre os criadouros mais comuns estão vasos e pratos de plantas, garrafas pet, copos plásticos, sacolas, latas e outros materiais recicláveis. Também existem outros vilões que nem sempre estão à vista, como calhas entupidas, ocos de árvores, bromélias e bandejas externas de geladeira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SETEMBRO AMARELO

AGOSTO LILÁS 2025